3 sinais de que seu relacionamento foi feito para durar (incluindo um que você provavelmente nem imaginava)

June 16, 2015

 

Qual é o segredo para um relacionamento feliz e duradouro?

 

Até o momento ninguém desenvolveu nenhuma receita mágica para um relacionamento bem sucedido. Os especialistas ainda estão longe de encontrar respostas definitivas para os problemas de relacionamento. 

 

Mesmo sem a desejada “varinha de condão",  as análises de  histórias de relacionamentos bem sucedidos têm ajudado os pesquisadores a descobrir algumas características surpreendentes do que pode levar uma relação a ser considerada próspera e bem sucedida.

 

Aqui vão três dicas pra você e seu parceiro (ou parceira) saberem se estão no caminho certo.  Provavelmente, nem todas elas são o que você imagina!

 

1. Ofertas de atenção

 

Dr. John Gottman é um pesquisador conhecido por seu trabalho sobre estabilidade conjugal. Ele desenvolveu a idéia de “ofertas de atenção”.  Em um artigo recente entitulado "Masters of Love” (Mestres no Amor),  Emily Smith descreveu o que são essas ofertas e o papel que elas desempenham nos relacionamentos modernos. 

 

As ofertas podem ser classificadas de acordo com a resposta que recebem. Algumas levam o parceiro a se afastar e outras acabam levando-o a se aproximar. Por exemplo, se a esposa comenta com o marido que algo é interessante ou importante para ela, e ele responde com indiferença e desinteresse, ele está essencialmente provocando um distanciamento. Este tipo de comportamento é prejudicial para o relacionamento e transmite a idéia de  falta de apoio e atenção.

 

Aproximar-se do seu parceiro nesses momentos, oferecendo interesse e atenção, cria um "laço" entre o casal, mostrando que os dois estão conectados um ao outro. Além de aumentarem os sentimentos de conexão, essas atitudes promovem força prosperidade ao relacionamento.

 

2. Discussões

 

Nem tudo são flores, mesmo em bons relacionamentos.

 

O que pesquisas recentes demonstram é que casais que discutem conseguem resolver seus conflitos e têm uma chance maior de manter um relacionamento duradouro do que casais que não nunca discutem.  Pode parecer estranho, mas considere que casais que raramente discutem, acabam mantendo as emoções reprimidas e tem mais chance de explodir e se ofenderem mutualmente.

 

Uma quantidade saudável de pequenas discussões permite um fluxo aberto de comunicação entre os parceiros. Pense nisso antes de ficar muito chateado(a) ao se lembrar daquela pequena discussão sobre a maneira correta de cozinhar aquele prato ou aquele dificuldade para planejar onde ir no sábado à noite.

 

Ainda de acordo com Gottam, um fator-chave em relacionamentos saudáveis ​​e duradouros é a comunicação frequente e produtiva. Outra conclusão interessante é que não é a gravidade das brigas que faz com que os relacionamentos acabem, mas a maneira como eles fazem as pazes. 

 

Ignorar uma briga é uma das piores maneiras de lidar com conflitos que claramente precisam de mais atenção. Ser capaz de comunicar-se abertamente sobre os problemas pode ajudar a avançar em direção a uma relação mais íntima e mais forte. A conclusão surpreendente é que discussões podem fazem mais bem do que mal.

 

3. Gentileza

 

Nenhum relacionamento duradouro e feliz é possível sem generosidade e gentileza de ambas as partes.

 

Atos de gentileza aumentam a percepção de amor nos relacionamentos,  além de fornecer ao  parceiro validação, conforto e compreensão. Bondade nos relacionamentos proporciona estabilidade, levando a sentimentos de conexão mais satisfatórios.

 

Bondade não significa nunca demonstrar raiva ou irritação com  o parceiro, significa apenas que podemos ser cuidadosos ao demonstrar esses estados de espírito ao parceiro. Cada um deve buscar estar consciente dos sentimentos do outro e usar essa consciência para não ultrapassar  limites que poderiam prejudicar o relacionamento. Ser gentil pode parecer uma característica óbvia, mas são as ações através das quais demonstramos nossa bondade que mais importam.

 

Não há nenhum grande segredo para um relacionamento duradouro e feliz: O sucesso vem do esforço e do interesse mútuos e genuínos de ambos os parceiros. Fundamental também é ter abertura e vontade de compreender pontos de vista diferentes do seu. O importante é lembrar que mesmo quando compartilhamos pensamentos e idéias que causam brigas, nem toda discussão é ruim. É a maneira como nos comunicamos que pode fortalecer nosso vínculo.

Please reload

Featured Posts

Psiquiatria e Cinema: A Esquizofrenia em "Uma mente brilhante"...

May 23, 2015

1/4
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

Alameda Santos, 211 - Sala 1709 - São Paulo - SP - 

Dr. Alexandre Donizeti dos Reis Cintra

CRM: 139.224-SP

Alameda Santos, 211 - Sala 1709

Tel: (11) 3628-3915