top of page

Falando sobre Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é um fenômeno relacionado ao trabalho, e geralmente acomete pessoas vivenciando altos níveis de estresse e pressão no ambiente de trabalho. É importante no entanto perceber que não se trata apenas de estar sobrecarregado, atarefado ou meramente cansado.


Alguns dos principais sinais e sintomas da síndrome de Burnout incluem:


1. 

Fadiga e exaustão constantes: a pessoa pode sentir-se esgotada, com uma sensação de estar drenada e sem energia, mesmo tendo descansado.


2.

Perda de motivação para o trabalho



3.Cinismo: a pessoa pode desenvolver uma atitude cínica e distante em relação aos colegas de trabalho e clientes, tratando-os como se fossem objetos ou números em vez de seres humanos.


4. Sentimentos de profunda inadequação


5. 
Perda de realização pessoal: a pessoa pode sentir que suas realizações no trabalho não são significativas e que seu trabalho não tem um propósito, o que pode levar a uma perda de motivação e autoestima.



6. Falta de concentração e produtividade: a pessoa pode ter dificuldade em se concentrar, lembrar detalhes e tomar decisões, e pode apresentar uma diminuição na produtividade e eficiência no trabalho.

7. Problemas de saúde física e mental: a pessoa pode apresentar problemas de saúde como dores de cabeça, insônia, sintomas ansiosos e depressivos e outros sintomas físicos ou psicológicos.

É importante notar que nem todas as pessoas que apresentam um ou mais desses sintomas têm necessariamente a síndrome de Burnout. No entanto, se esses sintomas persistirem e começarem a interferir na vida diária e nas atividades, pode ser aconselhável procurar ajuda profissional de um médico ou terapeuta para avaliação e tratamento adequados.


Commenti


Featured Posts
Recent Posts
bottom of page