1/3

Sobre o Dr. Alexandre...

Procuro sempre ser o médico dos meus pacientes, e não apenas um prescritor de remédios.

Isso faz uma grande diferença, porque levo muito a sério o fato de que alguém que está passando por um sofrimento psíquico está sempre fragilizado e necessita de uma parceria para a busca de uma melhora em sua saúde mental, e não apenas de uma receita.

Um pouco mais sobre mim...

Sou Alexandre Donizeti dos Reis Cintra, médico, nascido na cidade de Ribeirão Preto, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP), com residência médica concluída em psiquiatria no Hospital das Clínicas da mesma instituição.

 

Sou especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva “Veda”, em São Paulo-SP, com certificação reconhecida no Brasil e na União Européia. Faço atendimentos em psiquiatria clínica e em terapia cognitiva, sempre buscando ao máximo combinar os meus conhecimentos para um atendimento de melhor qualidade.

 

Ao longo da minha carreira, tenho buscado me manter atualizado e aberto a novos conhecimentos e oporunidades de reciclagem e troca de informações, realizando cursos, congressos e oficinas de treinamento com clínicos e pesquisadores renomados, no Brasil e no exterior. Trabalhei em estabelecimentos de saúde públicos e privados, na área ambulatorial e hospitalar, e tenho o meu foco atual no consultório, localizado na região do paraíso, em São Paulo, SP.

 

Minhas competências principais são o tratamento da depressão, transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, transtorno de pânico, transtorno afetivo bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de personalidade e outras patologias psiquiátricas.

E sobre o meu trabalho...

As minhas consultas duram em torno de uma hora. Em nosso mundo atual é comum que tenhamos multiplos compromissos, necessidades e obrigações dividindo as 24 horas dos nossos dias, que freqüentemente se tornam escassas. Justamente por isso, procuro me esforçar ao máximo para ser pontual com os meus pacientes.

 

Na prática, uma consulta psiquiátrica é muito parecida com uma consulta de qualquer outra especialidade médica. Temos um primeiro momento, em que o paciente fala sobre o que está sentindo, seguido de um segundo momento, em que são feitas perguntas para esclarecer o quadro, de forma a obtermos um diagnóstico e poderem ser feitas as orientações em relação ao tratamento. Num terceiro momento, conversamos em relação às opções de tratamento e como realizá-lo, com todas as informações pertinentes, buscando esclarecer todas as dúvidas, que são naturais desse momento.

 

Sempre mantenho o princípio de que o paciente não deve se sentir inferiorizado como pessoa, ou alvo de julgamentos, e por isso mesmo, procuro me empenhar para que você se sinta a vontade para contar a sua história, suas dificuldades e aflições, sem se sentir constrangido, mesmo porque, falar daquilo que incomoda pode deixá-lo com medos e apreensões bastante naturais. 

 

Dois objetivos principais norteiam o meu trabalho:

 

1 - Estabelecer sempre uma relação de confiança, colaborativa e afetuosa com os meus pacientes, sempre voltada para objetivos terapêuticos, e sempre respeitando os valores, regras e crenças de seus pacientes.

 

2 - Sempre utilizar métodos, estratégias e técnicas eficazes e cientificamente validados, respeitando as preferências e particularidades dos meus pacientes.

 

Procuro sempre ter um grande compromisso com os meus pacientes, meus valores profissionais e minha atualização /

aprimoramento constante. Dessa forma, ficarei grato em saber, ao final de cada atendimento, quais foram suas dúvidas, seus medos, o que mais o ajudou e o que pode ser melhorado no atendimento.

Alameda Santos, 211 - Sala 1709 - São Paulo - SP - 

Dr. Alexandre Donizeti dos Reis Cintra

CRM: 139.224-SP

Alameda Santos, 211 - Sala 1709

Tel: (11) 3628-3915